O Coro

A jornada de trabalho de um coro infantil, durante uma récita da ópera “Carmen”.  Entre duas aparições em palco, no início e no fim da ópera, as crianças ensaiam nos bastidores. Neste pequeno mundo fechado, cria-se um ritmo quotidiano que alterna períodos de esforço e disciplina com momentos de brincadeira e euforia.  

 

Realização: Leonor Areal  
Duração: 18’  
Participantes:  
Maestrina Paula Coimbra  
Coro dos Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música

 

Este curto filme mostra a jornada de trabalho de um coro infantil, durante uma récita da ópera “Carmen” no Teatro Nacional de S. Carlos em Lisboa, em Dezembro de 2000.

No período das 19 às 24 horas, desenvolve-se uma rotina quotidiana que alterna períodos de esforço e disciplina com momentos de pausa e desordem.

Esta alternância de tempos e ritmos põe em evidência as estratégias da professora para conseguir, com um grupo infanto-juvenil de idades heterogéneas, manter a disciplina e obter um resultado musical o mais perfeito possível e com um grau de exigência profissional.

Este filme é um documentário, mas integra alguns elementos de ficção, que cimentam as suas 12 sequências: os vestiários - a caracterização - o ensaio musical – a espera nos bastidores – a entrada em palco -  a avaliação do trabalho pela professora – o jantar e o recreio – a audição de uma nova ópera - o recreio – o primeiro ensaio da nova peça: A Arca de Noé de Britten – outro ensaio da Carmen - e entrada em palco.  

Em suma, uma incursão desprevenida no mundo da ópera, um filme sobre a dupla face de um espectáculo: a do labor e a do lúdico; ou os bastidores versus o palco.  

 

Ficha Técnica

Imagem, realização e montagem: Leonor Areal  
Formato: DVCAM  
Duração: 18’  
Produção: Videamus, 2003  

Ante-estreia na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema em 6 de Julho de 2005  

 

The Chorus

The day's journey of a children’s chorus, during a performance of the opera “Carmen”.

Between two appearances onstage, at the beginning and the end of “Carmen”, the chorus rehearses backstage, and prepares already their participation in a new opera: Noye’s Fludde, by Britten.

In the closed world of the theatre, daily routine alternates periods of effort and discipline with moments of recreation and joy.

Le Chœur

La journée de travail d’un chœur d’enfants, pendant une représentation de l’opéra «Carmen».

Entre deux apparitions sur scène, au commencement et à la fin de l’opéra, le chœur d’enfants fait des répétitions dans les coulisses, e prépare déjà sa participation dans un nouvel opéra : L'Arche de Noé, de Britten.

Dans ce petit monde clos, un rythme quotidien est créé, alternant périodes d’effort et discipline avec moments de récréation et joie.


Mostras

Cinemateca Portuguesa, Julho 2005 

Caminhos do Cinema Português, Coimbra, Abril 2004

14th Cairo International Film Festival for Children, Março 2004

Fipatel (Mercado de filmes), Biarritz, Janeiro 2004

Videoteca de Lisboa, Janeiro 2004 (ante-estreia)

Festrangra, Angra do Heroísmo, Out. 2003
 

Mulheres Traídas ] Fora da Lei ] Doutor Estranho Amor ] A Guerra no Iraque ] Ópera Aberta ] [ O Coro ] ILUSÍADA ] Geração Feliz ] The End ]


VIDEAMVS * Email: videamus07(at)gmail.com
http://videamus.planetaclix.pt