ILUSÍADA – A minha vida dava um filme

Um documentário de Leonor Areal

Com Adriano Santos, Flávia Silva, Joaquim Serra e Victor Santiago 

 

 

Sinopse 

O ponto de partida foi a frase feita «A minha vida dava um filme».
Este documentário cruza quatro histórias, partindo do que cada protagonista considera ser matéria fílmica, e reflectindo o olhar subjectivo que os leva a contar a vida como um filme, aqui e outrora.

Eles testemunham a fome do pós-guerra, a emigração para África ou para França, a ditadura de Salazar, a guerra colonial e a revolução socialista — em suma, a evolução da sociedade portuguesa nos últimos 50 anos.

ILUSÍADA é um filme sobre as expectativas, as desilusões e a capacidade de sobrevivência do homem comum.

 

 

Argumento 

Flávia Silva e Victor Santiago passaram fome desde crianças e começaram a trabalhar muito cedo. É a época em que se dá a fuga em massa dos campos para as zonas industriais, que os desenhos de Victor descrevem. Aos 12 anos, Flávia emigra para Lisboa, e mais tarde parte para Moçambique. 

Joaquim Serra, filho de família pobre beirã, crescia com o vício da leitura, graças às bibliotecas itinerantes Gulbenkian... Aos 17 anos emigra para Angola, onde vai trabalhar nas fazendas do café com o pai. Em África, Joaquim sente-se como um aventureiro dos livros, um explorador... Flávia, pelo contrário, não suporta o ambiente colonialista e a exploração dos negros.

Pela mesma altura, em Lisboa, Adriano Santos é preso numa manifestação do 1º de Maio e passa um mês na prisão de Caxias. Depois, mobilizado para a guerra de África, foge a salto para França. Também Victor recorda esses tempos dramáticos em que alguns dos seus amigos foram mortos na fuga... Victor cumpre o serviço militar em Portugal, escapando à guerra, mas ainda hoje guarda dessa época traumas nocturnos. 

Em Paris, Adriano procura trabalho e rouba para comer. Arranja emprego numa mina, mas não suporta as condições de trabalho. Acaba por pedir repatriamento e, como desertor, é preso, outra vez. A seguir, é mandado para a guerra de Angola, para os «piores sítios». Pela mesma altura, Joaquim fazia a tropa em Luanda, no sector de informações do exército.

Até que se dá a revolução de 25 de Abril de 1974. Victor empenha-se nas lutas sindicais e na defesa dos trabalhadores. Em Angola, durante o processo de independência, Joaquim foge clandestinamente numa traineira e... com o heroísmo dos seus antepassados navegadores, consegue chegar ao Algarve!  

 

     

 

Synopsis

The starting point was a commonplace: «My life could be a movie». Following what each person believed to be subject for film, this documentary tells 4 life stories. This implies a main question: what moves the protagonists to show & tell their lives as a movie? 

Revisiting places where they lived, they evoke their memories, and through their personal documents and archive footage, we retrace their paths and decisions in life. As their destinies have crossed at several moments, places and circumstances, we are able to understand it from different, and contrasting, perspectives.

They testify post-war famine, emigration to Africa or France, Salazar’s dictatorship, colonial war and the socialist revolution – in brief, the way Portuguese society evolved in the second half of the century. ILLUSIAD is a film about common people’s hopes, disillusions and survival skills. 

 

Série: 3 episódios 58'  / Longa metragem: 135’

Argumento e Realização Leonor Areal  
Imagem Leonor Areal, João Ribeiro, Paulo José Jorge Som Luís Carapeto
Montagem
Leonor Areal  Pós-produção audio Paulo Curado, Nuno Gelpi  
Produção Videamus 2002   Co-produção RTP  Financiamento  ICAM  

 

Outros textos e imagens disponíveis em http://ilusiada.planetaclix.pt  

Mostras

Os Dias do Documentário, Cinema King, Lisboa, Janeiro 2004

Encontros Multimedia Mina S. Domingos, Agosto 2003

Marché du Film – Cannes, Maio 2002

Premio Europeo Massimo Troisi, Tirrenia, Itália, Out. 2002 

Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, Set. 2002 

Caminhos do Cinema Português, Coimbra, Abril 2002

Cinemateca Portuguesa, 19 de Março 2002

XII Encontros Internacionais de Cinema Documental Amascultura, Nov.2001
 

Mulheres Traídas ] Fora da Lei ] Doutor Estranho Amor ] A Guerra no Iraque ] Ópera Aberta ] O Coro ] [ ILUSÍADA ] Geração Feliz ] The End ]


VIDEAMVS * Email: videamus07(at)gmail.com
http://videamus.planetaclix.pt